sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá

      Casa grande de Vitória de Sá. Pena de Magalhães Corrêa em seu livro O Sertão Carioca, 1936. Hoje esta casa é uma pensão e não    preserva mais sua arquitetura original


     O IHJa – Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá – é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2007 com o intuito de salvaguardar a História, a Memória e o Patrimônio da Baixada de Jacarepaguá, rica em patrimônio natural e arquitetônico pouco conhecido pelos moradores da região e da cidade do Rio de Janeiro.
     A importância desse patrimônio é grande, e a nossa missão é levar ao conhecimento do público a importância de se preservá-lo.
     A Baixada de Jacarepaguá vem sofrendo transformações ao longo dos anos devido a valorização do seu solo por infinitos motivos, um deles, pelo menos ao que nos parece, está relacionado ao alto índice de criminalidade que acontece na cidade; as pessoas cada vez mais migram para a região em busca de calma e por que não, em busca de espaço; ainda se encontra na região uma infinidade de terrenos e conjuntos habitacionais ávidos por compradores. Quem lucra com isso tudo é a especulação imobiliária e quem perde é a população, que vê grande parte de seu patrimônio natural se transformando em casas e condomínios de luxo.
     A população precisa ter conhecimento de sua história e precisa ter o entendimento de que é essencial preservar seu patrimônio e infelizmente o que vemos é que as pessoas além de não se identificarem com o patrimônio o desprezam e não o tem como seu; pensam que a responsabilidade de sua preservação é dos órgãos governamentais.
     Entretanto, até mesmo os órgãos governamentais para preservá-los precisam das denúncias da sociedade civil e esta por não pensar que o patrimônio o pertence, o desconsidera e assim temos todos os dias na cidade prédios centenários sendo derrubados para darem lugar a lindos arranha céus, afinal de contas, pra que serve um prédio velho ocupando um terreno tão valioso?
     Há pouco tempo vimos isso acontecer na Baixada de Jacarepaguá, no bairro do Camorim. A região durante o período colonial brasileiro (séculos XVI, XVII e XVIII) foi palco de diversos engenhos de açúcar e a região do Camorim abrigava o engenho de Vitória de Sá, que os doou aos beneditinos.
     As Fazendas do Camorim e das Vargens foi a maior arrecadação de fundos do Mosteiro e só para pontuar, essas fazendas eram as maiores fornecedoras de carne bovina fresca da cidade do Rio de Janeiro. Por essa afirmação, será que se faz importante preservar as antigas instalações dessas fazendas?
     Temos de pé a Igreja de São Gonçalo do Amarante e a Igreja de Montesserrat mas, a casa grande da fazenda foi destruída, dando lugar a uma espécie de pensão e a sua arquitetura fora totalmente descaracterizada; os troncos para castigo dos escravos que se encontravam nessa casa grande foram queimados e as algemas e ferros vendidos para o ferro velho.
     Era importante a conservação desse bem da região de Jacarepaguá? Sim, era muito importante, mas virou sucata sem o conhecimento da população. Contudo, a população não pode ser responsabilizada; ela não sabia que aquilo era um patrimônio...
     Essa passagem foi apenas para ilustrar a importância de se ter uma educação patrimonial na região e para isso o IHJa surgiu com o intuito de preservar nossa História e de levar à população o seu conhecimento.
     A especulação imobiliária, além dos problemas à terra traz à ela outro grande problema: os novos moradores não tem apreço pelo solo, só o enxergam como bem rentável, que a qualquer momento pode valorizar mais e ser vendido por um bom preço.
     
     Gostaríamos também de apelar à população para nos ajudar a formar o nosso centro de memória, ou nosso museu e contamos com o apoio popular para formar nosso acervo que será em prol da população. Quem tiver alguma fotografia antiga, algum objeto, algum trabalho de arte, enfim, algum objeto, documento, livro, fotografia e etc, que sirva para preservar a História e a Memória de nossa região, entre em contato conosco pelo e-mail museuihja@gmail.com ou pelo telefone (21) 9501-4685 (Heluana Macêdo).
    
     O Grupo de Estudos é formado por professores de História e Geografia, assim como também temos em nosso grupo a presença de geógrafos e historiadores preocupados em levar aos moradores da cidade e da região cultura, lazer e educação, principalmente uma educação voltada para a preservação de nosso maior bem, o nosso patrimônio natural e arquitetônico.
     Estamos totalmente abertos à população e quem tiver interesse em divulgar seus trabalhos, em qualquer área, que tenha como “pano de fundo” a Baixada de Jacarepaguá, contate-nos.
     Esperamos que se identifiquem com o nosso trabalho. A equipe do IHJa é formada pelos seguintes membros:

               Adriana Caetano (pesquisas e coordenação de estudos da região);

               Elaine Jansen (produção cultural e coordenação de projetos);

               Heluana Macêdo (pesquisadora; coordenação geral do Instituto);

               Jovian Vianna (colaborador das atividades do IHJa);

               Luíz Nicácio (pesquisador e elaboração de projetos de educação ambiental);

               Pedro Chaves (pesquisador; secretaria do Instituto e elaboração de projetos educacionais);

             Valdeir Costa (pesquisador; elaboração de oficinas voltadas ao público do ensino fundamental).



Heluana Macêdo
Pesquisadora/IHJa

Nenhum comentário: