terça-feira, 21 de setembro de 2010

EXPOSIÇÃO MAGALHÃES CORRÊA - 125 anos de Sertão Carioca

Capa do Livro O Sertão Carioca (1936)

      No dia 18 de setembro de 2010 o IHJa realizou a exposição Magalhães Corrêa - 125 anos de Sertão Carioca. O Evento aconteceu durante a IV Semana Alternativa de Jacarepaguá, organizado pelo Jornal Abaixo Assinado de Jacarepaguá.
     Devido à importância de Magalhães Corrêa para a perpetuação da história e do patrimônio da Baixada, esse ano a exposição foi em homenagem aos 125 anos de seu nascimento, homenagem esta que obteve dois resultados: além da homenagem ao professor pela sua contribuição à Jacarepaguá, uma homenagem aos 416 anos de Jacarepaguá com as penas de Magalhães.
Mas quem foi Magalhães Corrêa?     
     Era morador e um apaixonado pela região. Trabalhava no jornal carioca Correio da Manhã, e entre os anos de 1931 e 1932 escreveu diversos artigos sobre Jacarepaguá e retratava, com desenhos bico de pena, o cotidiano da região. A fauna, a flora, os moradores, as formas econômicas como também a religião foram retratadas e descritas através da observação direta de Magalhães Corrêa. O trabalho de campo realizado em Jacarepaguá se transformou no livro O Sertão Carioca (1936), publicado pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, devido a sua importância para a história do local, além de servir de alerta a forma de depredação do que chamou Corrêa de “patrimônio natural”.Além da atenção dada às matas, era também um apelo para que fossem vistas melhorias para a região, como escolas públicas e saneamento básico. Destacava que os problemas da região não eram exclusivos de lugares ermos e distantes da capital federal. Ali, a poucos quilômetros, havia uma região que se encontrava na mesma situação que qualquer outro sertão neste país.
     O conceito criado de sertão por Magalhães é com relação à troca entre os moradores e a natureza. Por isso esse título tão dicotômico que faz pensar no que é realmente sertão. Imaginem um sertão no Rio de Janeiro? Mas se pensarmos através do prisma de Magalhães Corrêa, é nítido esse ar sertanejo que até hoje respiramos em alguns locais da Baixada, apesar do boom imobiliário por qual Jacarepaguá sofre atualmente.

     O link encontrado na postagem o endereçará aos slides de nossa exposição virtual com as penas de Magalhães Corrêa retiradas de sua obra O Sertão Carioca. Basta clicar no título   EXPOSIÇÃO MAGALHÃES CORRÊA - 125 anos de Sertão Carioca   para assistir aos slides.
     Esperamos que gostem de nossa exposição!

     Adriana Caetano
     Heluana Macêdo
     IHJa
    

Nenhum comentário: