quarta-feira, 25 de agosto de 2010

São Gonçalo do Amarante

     A Igreja de São Gonçalo do Amarante, localizada na região do antigo Sertão Carioca, atualmente a conhecida Jacarepaguá, foi construída em 1625 no Engenho do Camorim, por seu proprietário Gonçalo de Sá. Em 1667, sua filha Vitória de Sá doou a Igreja ao Mosteiro de São Bento. Brigas entre familiares de D. Vitória e a Igreja pela posse de terras foi uma das tramas que envolveram este engenho. De grande valor histórico e arquitetônico, é uma das mais antigas relíquias da zona rural do Rio de Janeiro.
     Nas primeiras décadas do século XVIII sofreu algumas modificações, a mais importante ocorrida entre 1795-1800, alterando seu volume e o espaço interno com a elevação do telhado da nave. No início do século XX, estando a igreja em ruínas, a arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro realizou uma ampla reforma e assumiu as atividades pastorais e religiosas. Em meados do século entrou em declínio, ficando fechada entre 1972 e 1990. No período de 1996 a 1999 foram executadas obras de restauração por iniciativa da comunidade, com a supervisão do Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural/RJ.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE
     Beato Gonçalo do Amarante foi um eclesiástico português que, segundo a lenda, teria a data de sua morte anunciada por Nossa Senhora para a qual se preparou com a recepção dos Sacramentos da Igreja. Não é canonizado, mas beatificado, ou seja, não é santo como muita gente acredita, mas sim beato.
     Segundo pesquisas, não há indícios de sua existência, mas uma quantidade de versões sobre sua vida. Nos basearemos para sua origem o livro História Eclesiástica de Portugal, que o coloca como falecido em 10 de janeiro de 1259, data da sua Festa, realizada ainda em alguns lugares do Brasil, principalmente no Norte – a conhecida Dança de São Gonçalo - além de padroeiro de cidades brasileiras.
     Seu vulto e culto marcam de forma indelével a Idade Média Portuguesa. O mais antigo documento que se refere a São Gonçalo é um testamento de 18 de maio de 1279, em que uma Maria Johannis lega seus bens à Igreja dita “de São Gonçalo de Amarante”.
     O seu culto é permitido desde 1551 pelo papa Júlio III e confirmado por Pio IV em 1561. Após a sua morte, passou a ser protetor do violeiros, remédio contra enchentes, além de casamenteiro. É também apontado como santo protetor das mulheres e dos casais apaixonados. Protege sempre os que amam. Ajuda as pessoas a encontrar a pessoa certa para amar e ser feliz por toda a vida.
     Tanto no Brasil como em Portugal as procissões a São Gonçalo são acompanhadas por rapazes e moças que desejam casar, carregando velas acessas, durante todo o percurso. Se a vela não apagar até o final da procissão, é certeza casar-se no mesmo ano.
     Em Portugal, a sua festa é realizada em Amarante, no dia 7 de junho e dedicam-lhe uma semana de festejos populares com procissões, bandas de música, folguedos etc.
     Na biografia oficial de São Gonçalo, apresentada como tal a partir do Flos Sanctorum de 1513, não há dúvidas: Gonçalo, nasceu em Tagilde, estudou rudimentos com um devoto sacerdote e frequentou depois a escola arqui-episcopal de Braga. Ordenado sacerdote foi nomeado pároco de São Paio de Vizela.
     Sua festa era celebrada no dia 16 de janeiro. Os Dominicanos a celebravam no dia de sua morte em 10 de janeiro. Com a unificação das festas dos santos em 1969/70, todos os santos tiveram suas festas celebradas no dia de sua morte - dia que se encontram com Jesus. Assim, a festa de São Gonçalo é sempre celebrada no dia 10 de janeiro.

Adriana Caetano
Pesquisadora/IHJa


2 comentários:

Flavia Luz disse...

E um prazer ver a historia de partes esquecidas do nosso Rio de Janeiro!!! show!!!

AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL disse...

Prezados Heluana e amigos do IHJa.

Parabenizamos vocês pelos excelentes artigos e pelo bom trabalho que vem dedenvolvendo em prol da cultura e da história regional. O blog está ótimo!
Continuem nessa caminhada!

Abraços,

CLARINDO
AMIGOS DO PATRIMÔNIO CULTURAL
amigosdopatrimonio@gmail.com
(21) 9765-6038