segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Aniversário de Jacarepaguá

     Todos os anos a Baixada de Jacarepaguá realiza em seus diversos bairros eventos sobre a sua origem. Essa é uma característica que, particularmente, tenho percebido em apenas alguns bairros e Jacarepaguá sempre comemora seu aniversário. Mas por que setembro?
     A primeira menção ao nome Jacarepaguá apareceu em documento de 1594, quando Martim de Sá e Gonçalo de Sá entraram com petíção pedindo a Salvador Correia de Sá, então Governador, as terras que se encontravam entre o Maciço da Tijuca e a Pedra Branca alegando que os sesmeiros que a receberam não cultivaram essas terras e segundo as Leis de Sesmarias, terras que não eram cultivadas durante o prazo de 30 anos voltavam às mãos da Coroa. Sob esse argumento, os dois irmãos pediram as terras e tiveram seu pedido atendido.
     Eis a primeira menção ao nome Jacarepaguá. pode ser que esta menção não seja a primeira, mas pelo menos o que nos foi legado através de documentos é essa petição. Abaixo o despacho do Governador:

     "Dou aos Suplicantes a terra e água que pedem assim e da maneira em que sua petição pedem, visto ser assim como dizem nela". 
09/09/1594. Salvador Correia de Sá

     Esse ano a Baixada de Jacarepaguá comemora comemora 416 anos de existência e o Grupo de Estudos da Baixada de Jacarepaguá que já participa deste evento desde 2007, esse ano traz uma novidade: será realizada uma exposição sobre as penas de Magalhães Corrêa, que eternizou magistralmente belas imagens de um sertão carioca pouco conhecido por nós cariocas.
     O evento será realizado no dia 18 de setembro a partir das 14 h. A exposição será realizada pelo IHJa sob curadoria de nossos pesquisadores Adriana Caetano, Luiz Nicácio e Elaine Jansen. Será uma bela oportunidade para os cariocas conhecerem parte de seu sertão; as terras hoje denominadas zona oeste compartilharam este nome com Jacarepaguá por muito tempo, até meados do século XX.
     O evento não contará apenas com a exposição. Ao mesmo tempo, no Auditório da Faculdade haverá uma mesa redonda com participação de pesquisadores, líderes comunitários e pessoas engajadas na causa Jacarepaguá. A pesquisadora Heluana Macêdo estará tratando de antigas disputas de terra na região, especificamente durante o período colonial.
     Para mais informações sobre o evento, entre em contato com o nosso e-mail ou pelos telefones:
 (21) 9501-4685  Heluana Macêdo
 (21) 8132-5852  Adriana Caetano

     Esperamos vocês lá.
     Heluana Macêdo/ IHJa
     Adriana Caetano/ IHJa

Nenhum comentário: